Em um mundo cada vez mais consciente, a adoção de dietas baseadas em plantas está em ascensão. De acordo com a pesquisa da Euromonitor (2020)¹, veganos e vegetarianos representam 4% e 6,4% dos consumidores globais, respectivamente. No entanto, um grupo ainda maior, composto por 42% dos consumidores globais, são os flexitarianos – pessoas que limitam, mas não eliminam completamente, o consumo de produtos de origem animal. Esses indivíduos estão impulsionando o mercado de alimentos à base de plantas, buscando diversificar suas dietas com mais opções vegetais.
Como consequência, o mercado de alimentos e bebidas alternativos ao leite tem experimentado um crescimento significativo. Este crescimento é impulsionado por uma variedade de fatores, incluindo preocupações com a saúde, o aumento da adoção de dietas à base de plantas e a descoberta de intolerância à lactose.
Outro ponto importante para os consumidores é a conscientização sobre questões ambientais e o interesse no bem-estar animal. Existe uma demanda por produtos que possuam credenciais éticas e sustentáveis, sem causar danos ao meio ambiente. De acordo com um relatório da Mintel, 21% dos consumidores de alimentos à base de plantas nos EUA o fazem por razões ambientais e 16% o fazem por razões de bem-estar animal.²
A indústria de alimentos tem respondido a essas tendências com o desenvolvimento de uma variedade de produtos que buscam imitar o leite ou o queijo em termos de sabor, textura e valor nutricional. Esses produtos podem ser feitos a partir de diversas fontes vegetais, como soja, amêndoas, aveia e arroz.
Diante dessas transformações no mercado, as expectativas dos consumidores em relação a esses produtos estão aumentando. Eles estão buscando opções que não só sejam sustentáveis e nutritivas, mas também saborosas.
A IMPORTANCIA DO SABOR E TEXTURA EM BEBIDAS E QUEIJOS PLANT-BASED
Os consumidores que geralmente compram alternativas lácteas o fazem principalmente por razões de saúde. Para os consumidores dos Estados Unidos, as principais razões para comprarem produtos alternativos aos laticínios são variadas e refletem suas necessidades³:
- 47% afirmam que têm um sabor bom;
- 36% consideram que são mais saudáveis que laticínios;
- 35% acreditam que são uma boa fonte de proteína;
- 35% afirmam que tem pessoas intolerantes à lactose no domicílio.
Entretanto, o sabor é uma barreira para bebidas e queijos à base de plantas. As pessoas estão interessados em produtos que tenham o sabor e a textura do leite e queijo de origem animal.
Em pesquisa da Mintel, 37% dos brasileiros afirmam que comeriam mais queijo à base de plantas se tivesse “gosto de queijo comum” , enquanto 40% dos adultos dos EUA que não usam alternativas lácteas afirmam que o sabor é o impedimento.
Por isso, as alternativas vegetais que reproduzem os laticínios da melhor maneira possível, com um bom perfil nutricional, um sabor irresistível e uma textura agradável, e que utilizam ingredientes facilmente reconhecíveis pelos consumidores, terão maior destaque no mercado.
COMO A LEVEDURA PODE TRANSFORMAR O SABOR DE ALIMENTOS PLANT-BASED
Outro ponto importante para os consumidores de bebidas alternativas lácteas é a redução de aditivos, como o açúcar, e corantes nos produtos. Uma vez que bebidas à base de plantas geralmente têm açúcares adicionados para replicar a doçura, ao contrário do leite lácteo, que contém açúcares naturais.
De acordo com pesquisa da Mintel, 58% dos espanhóis concordam que as alternativas lácteas sem açúcar são mais atraentes do que as adoçadas (com açúcar ou adoçantes)6. Diante disso, as empresas estão destacando a ausência de adoçantes artificiais nas embalagens, buscando adequar suas formulações para manter sabores e texturas desejáveis.
Pode-se afirmar que o principal desafio da indústria de alimentos à base de plantas é criar uma versão que reproduza os laticínios da melhor maneira possível, melhorando o perfil nutricional, sabor e a textura, reproduzindo melhor a funcionalidade e mantendo o rótulo limpo ao máximo possível.
Os ingredientes de origem natural da Biorigin ajudam no realce de notas lácteas, tostadas (como café e chocolate), conferem mais sabor, cremosidade e mouthfeel, além de compensar o sabor em receitas com baixo teor de sódio e açúcar.
Essas soluções podem ser aplicadas em produtos veganos para mascarar notas vegetais indesejáveis, realçar o sabor geral e ajudar a criar notas lácteas e cremosidade.
Conheça os nossos ingredientes para uma saborosa receita à base de plantas:
- Bionis: Produzido a partir de cepas selecionadas de Saccharomyces cerevisiae, Bionis é a linha versátil de extratos de levedura da Biorigin que complementa e enriquece o sabor das formulações, proporcionando corpo e mouthfeel, equilibrando e arredondando o sabor Umami natural de diversas aplicações em alimentos e bebidas.
- Goldcell: Linha versátil de leveduras. Pode ser utilizada em diversas categorias de alimentos contribuindo para o seu sabor. Alguns produtos da linha Goldcell também podem atuar como fonte de nutrientes e vitaminas para estimular o processo de fermentação de vinhos, por exemplo.
Lara Gazolla de Rezende, Especialista em Produtos Food na Biorigin, compartilha um insight interessante sobre o tema: “O extrato de levedura é um ingrediente excepcional e tem se destacado em formulações de produtos plant-based. Respondendo às crescentes demandas do mercado, seu uso oferece inúmeras vantagens às formulações. Além de contribuir para o equilíbrio do perfil nutricional, seja reduzindo açúcar, sódio ou aumentando o teor de proteínas, o extrato de levedura também melhora significativamente o sabor. Ele é eficaz em mascarar muitas das notas indesejadas presentes na maioria das proteínas vegetais. Ademais, é um ingrediente clean label, 100% de origem natural, atendendo às expectativas dos consumidores por produtos mais saudáveis e transparentes.”
Podemos concluir que as empresas que são capazes de atender a essas demandas de produtos à base de plantas estarão bem-posicionadas para ter sucesso neste mercado em expansão.
CONHEÇA A BIORIGIN
Há mais de 20 anos, a Biorigin utiliza seu conhecimento e experiência em biotecnologia para tirar o melhor proveito do processo de fermentação de levedura para desenvolver com seus parceiros as melhores soluções em sabor de alimentos saudáveis e práticos de forma limpa e sustentável.
Todas os ingredientes são de origem natural, sem produtos animais, Non-GMO Project Verified, com certificação de sustentabilidade pela Bonsucro e certificações Kosher e Halal. Eles podem ser usados em uma ampla gama de alimentos e bebidas. É uma solução adequada para iniciativas vegetarianas e veganas, para melhorar o sabor geral e a textura, para redução de gordura, açúcar e sódio. Para saber mais e solicitar amostra dos nossos produtos, acesse o nosso site.
Fontes:
¹ Euromonitos – Going Plant-Based: The Rise of Vegan and Vegetarian Food (November/2020)
² Mintel – The Protein Report: Meat and Meat Alternatives (EUA – 2022)
³ Mintel – Dairy Alternatives (US – 2023)
4 Mintel – Cheese and Alternatives (Brazil – 2024)
5 Mintel – A year of innovation in plant-based drinks, yogurt & ice cream (2022)
6 Mintel – A year of innovation in dairy & non-dairy drinks (2024)