A Biorigin reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao manter, pelo oitavo ano consecutivo, o Selo Ouro em seu inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Essa conquista destaca nosso empenho em adotar práticas responsáveis e transparentes, essenciais para um futuro mais sustentável.
Esse reconhecimento foi concedido por divulgarmos o inventário das emissões dos Escopos 1 e 2, verificado por uma terceira parte de acordo com a norma ISO 14064-3:2007 (SGS).
Conquistar o Selo Ouro valida nosso trabalho e reforça nossa dedicação em criar e produzir ingredientes de origem natural inovadores, focados na saúde e bem-estar de pessoas e animais. Além disso, destaca nosso compromisso com práticas sociais, ambientais e econômicas sustentáveis.
Os resultados do inventário de emissões de GEE da Biorigin para o ciclo de 2023 estão disponíveis na plataforma online do Registro Público de Emissões.
A IMPORTÂNCIA DO GHG PROTOCOL
O GHG Protocol é uma ferramenta essencial utilizada para entender, quantificar e gerenciar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Em 2008, o método foi adaptado para o contexto brasileiro pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) , o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras, dando início ao Programa Brasileiro GHG Protocol.
O objetivo do programa é estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil, proporcionando instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização e publicação das emissões e inventários. Essas ações são fundamentais para que as organizações enfrentem as mudanças climáticas de forma eficaz.
BIORIGIN E O COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
A Biorigin, há mais de 20 anos, é especialista em processos biotecnológicos, fabricando ingredientes de origem natural destinados à alimentação humana, de pets e de animais de produção. A empresa também mantém um forte compromisso firme com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.
Compreendendo a importância de contribuir para o bem-estar de pessoas, animais e do meio ambiente, a Biorigin adota medidas para minimizar seu impacto ambiental. A empresa assegura a rastreabilidade, sustentabilidade e qualidade em todo o processo de produção, desde a matéria-prima (cana-de-açúcar, fornecida pela Zilor) até o produto final. Além disso, utiliza energia elétrica e térmica (vapor) exclusivamente de fontes renováveis.
A Biorigin opera com dois ciclos de carbono: o ciclo biogênico, que se origina da fermentação da cana-de-açúcar, utilizada na produção de levedura e extrato de levedura, em que o CO2 liberado é absorvido novamente pela plantação, formando um ciclo neutro; e o ciclo não biogênico, relacionado ao uso de combustíveis fósseis no transporte, que faz parte dos processos industriais e da distribuição global da Biorigin.
Escrevemos um artigo que explica o que é o ciclo do carbono neutro e sua importância para o meio ambiente, além de apresentar a iniciativa sustentável da Biorigin. Clique aqui para saber mais sobre nosso processo de carbono e conferir nossos dados.